quarta-feira, julho 06, 2016

Flupp Pensa na Escola de Cinema Darcy Ribeiro – Rio de Janeiro

A autora peruana Gabriela Wiener e o português Ricardo Araújo Pereira (trazidos da Flip diretos para a Flupp) mediados por Júlio Ludemir.



O momento em que Júlio conseguiu constranger Ricardo, rs.


De novo!!! Rs.


Salvo pelo choro do bebê que estava na plateia!



Ricardo e a escritora argentina Andrea Viviana Taubman.

Texto extraído da página do evento:

Escola de Cinema Darcy Ribeiro e Petrobras recebem autores internacionais no Rio de janeiro, dentro da programação Flip::FLUPP

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro e a Petrobras promovem, no próximo dia 4 de julho, o evento FLIP::FLUPP, com o humorista português Ricardo Araújo Pereira e a jornalista peruana, radicada em Madri, na Espanha, Gabriela Wiener. Eles vão participar da mesa “Tudo o que você queria falar sobre sexo e nunca perguntou a um estranho”, na qual falarão dos novos comportamentos e tendências sexuais. 

Ambos só têm em comum o fato de que escrevem crônicas e compartilham a frágil condição humana na Península Ibérica, ela como uma imigrante peruana que vive em Madri e ele como um apaixonado torcedor do Benfica. Mas não à toa o humorista apresenta desde 2010 o prêmio Arco-íris da ILGA, associação que lidera a luta contra a homofobia em Portugal. E as crônicas que Gabriela escreve para o jornal espanhol El Pais costumam apresentar diferentes facetas de uma nova sexualidade que ela própria, casada ao mesmo tempo com um homem e com uma mulher, vive.

“Estes dois autores, reconhecidos nos países em que atuam, participarão da FLIP ( Ricardo) e da FLUPP ( Gabriela). Então, em parceria com a Petrobras, nossa patrocinadora e também dos dois eventos, decidimos juntar os eventos e os temas comuns que fazem parte das obras e dos trabalhos de cada um dos dois. Acredito que o encontro vai resultar numa discussão muito elucidativa sobre sexualidade e igualdade de gênero”, destaca Irene Ferraz, diretora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Sobre os autores:

Gabriela Wiener (Lima, 1975) - Destaque da literatura e do jornalismo em língua espanhola, é autora de livros de contos, poesia e reportagem, sempre com fortes toques autobiográficos e muitas vezes tendo o seu próprio corpo como principal elemento narrativo. É o caso de Nueve lunas (Nove luas), no qual a repórter investiga a própria gravidez. Em Sexografías (2008), tido como um clássico do jornalismo gonzo, Gabriela perfila polígamos, presidiários, uma iguana com priapismo, atores pornôs e porcos, e investiga o mundo do swing, da prostituição, da ejaculação feminina e dos rituais do ayahuasca. Escreve atualmente no jornal El País, no qual continua a publicar reportagens sobre tribos e práticas sexuais, e vive na Espanha com Jaime, seu marido, Rocío, namorada de ambos, e Lena, filha do “tricasal”, na definição da própria garotinha.

Ricardo Araújo Pereira (Lisboa, 1974) está entre os destaques do texto de humor em língua portuguesa, com forte atuação em diferentes plataformas: livro, rádio, imprensa escrita e televisão. Alcançou grande popularidade em Portugal com o grupo de humor Gato Fedorento, que fundou com amigos em 2003. Coordena a coleção de clássicos do humor da editora Tinta da China, que reúne volumes de S.J. Perelman, Goncharov e Charles Dickens, entre outros autores. De sua autoria, a mesma editora publicou as coletâneas Boca do Inferno (2007),Novas crónicas da Boca do Inferno (2009),A chama imensa(2010) e Novíssimas crónicas da Boca do Inferno (2012) – uma seleção voltada ao público brasileiro foi feita em Se não entenderes eu conto de novo, pá (2012), publicado pela Tinta da China Brasil. Os dois volumes intitulados Mixórdia de temáticas reúnem roteiros de um quadro radiofônico de grande sucesso, apresentado na Rádio Comercial, de Lisboa. Na Flip, Ricardo lança o manual de escrita humorística A doença, o sofrimento e a morte entram num bar (Tinta da China Brasil).

Tema: “Tudo o que você queria falar sobre sexo e nunca perguntou a um estranho”
Autores: Ricardo Araújo Pereira e Gabriela Wiener

Data: 04/07/2016
Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Rua da Alfândega, 05 – Centro
Horário: 19h
Entrada Franca

Nenhum comentário: