terça-feira, junho 17, 2014

Porque GREVE de professores não funciona (de novo)?

Quase posso ouvir sua resposta: "porque educação não dá lucro", como seria no caso dos petrolheiros, e nem deixa a cidade intransitável, como seria uma greve de motoristas, ou mesmo fedida! Viva os garis!

Mas estamos muito enganados.

Dizer que educação não dá lucro, mostra o quanto deixamo-nos permear pela cultura da política dominante. 
O óbvio é que educação dá lucro. 
Traz riqueza, promove progresso financeiro.

Porém, dependendo de como for gerenciada, ela trará dividendos a uns ou a outros.

Temos um sistema de ensino que no geral não ensina para a Vida. Mas sim para a produção. 
Somos treinados para sermos futuros empregados de alguma empresa. 
Tudo bem, até. Se não fosse o fato de que, por outro lado, carecemos de receber o tipo de informação essencial que iria beneficiar diretamente, a nós mesmos.
Exemplos, já lhe escuto clamar!

Aqui o primeiro:
Espertamente enfiaram a educação religiosa nas escolas públicas, com a intenção clara de fazer proselitismo para o cristianismo. Ou mais especificamente, o cristianismo evangélico, visto que esta seria a religião dominante entre as professoras. Conseguiu-se modificar para um estudo de todas as religiões, mas na prática isso não teve o menor efeito. Que "todas" seriam estas? E quem, tendo oportunidade de doutrinar os alunos, teria a honestidade de NÃO fazê-lo, e de fato usar esse tempo para desenvolver o senso crítico das crianças ensinando de fato o que é a salada das crenças e como cada uma foi inventada pelas sociedades humanas? 
Vemos então uma iniciativa para, mais uma vez, tornar as crianças em boas ovelhas obedientes. Preparando-as para obedecer, jamais questionar, inserindo-as desde o fundamental na cultura do inquestionável dogmatismo religioso.

O que teria sido o correto?

O CERTO seria colocar nas escolas públicas aulas de POLÍTICA. Onde cada futuro cidadão aprenderia como funciona o sistema, sua origem, quais as alternativas e, principalmente, como PARTICIPAR colaborando para uma sociedade melhor.
O exato oposto do ensino religioso, que é doutrinário, essa aula de Ciência Política ensinaria a questionar, desenvolvendo senso crítico sobre TODOS os aspectos de nossa sociedade, que às vezes estão mesmo errados e precisam ser aperfeiçoados por gente com bom senso desenvolvido.

A greve dos professores não funciona porque já somos os cordeiros treinados.

Iguais a esses aqui:

Vamos para rua pintar asfalto pra saudar a Copa, onde não temos como pagar os ingressos, mas não pintamos as escolas sucateadas de nossos filhos.
Vamos atrás do bloco, mas não nos reunimos nas assembleias com os mestres de nossas crianças e o pior, não movemos os bundões para oferecer o mínimo de apoio, que seria uma chuva de protestos via Internet: pois exigiria o "imenso" esforço de batucar em um tecladinho sebento. 

Vai ver é o Candy Crush que não deixa ter tempo para se preocupar com isso, né?

E já adivinho, daqui a um ano, depois de mais uma greve dos educadores de nossas crianças ter fracassado, essa galera inerte, trollando cada post do Face, com o clássico choramingo: "o que falta nesse país é EDUCAÇÃO!"

Não amiguinho. O que falta é sua PARTICIPAÇÃO.

Então, mexe as falangetas e digita aí na sua timeline:

O QUE FALTA AO BRASIL É A NOSSA PARTICIPAÇÃO!