sexta-feira, junho 08, 2012

Neil Gaiman é CONTRA a pirataria.

Arte de Thais Linhares (aka Lir)


A turma de intelectuais que assina a favor do site Humanas.argh.seilá... enviou carta pedindo, e obtendo, apoio do escritor Neil Gaiman.
Esqueceram porém de informar a mister Neil, que o site fechado por pirataria já havia sido alertado 3 vezes pela justiça e que disponibilizava conteúdo contratado de editoras comerciais.
Nos debates online, ditos representantes do Partido Piada* do Brasil adoram dizer que Gaiman apoia a pirataria. Visitem o blog do autor para ver que isso não é verdade. Ele é contra a pirataria e até disponibiliza recursos que incentivam o melhor exercício dos direitos de todos que criam. Como por exemplo o recurso do testamento que pode melhor garantir a sobrevida de suas obras assim como de seus herdeiros habilitados. Ele libera a reprodução total do post, mas eu apenas coloco o link aqui pra vocês, pois considero mais interessante criar uma versão que sirva para o Brasil e outros países onde, ao invés do Copyright, usarei o Direitos do Autor.

O link:

http://journal.neilgaiman.com/2006/10/important-and-pass-it-on.html

O pirateiros usam a carta que Gaiman assinou contra o SOPA como base pra argumentar que ele não se opõe a pirataria. Basta ler para ver que isso é mentira. Ele é contra o roubo de obra alheia, e ao mesmo tempo teme que propostas radicais como o SOPA possam acabar prejudicando mais do que ajudando. Mas que ainda assim a pirataria deve ser detida.
Para ver a carta que Gaiman e outros autores assinaram contra o SOPA, vejam em:

http://journal.neilgaiman.com/2012/01/open-letter-to-washington-from-artists.html

* Partido Piada = Partido Pirata: Um "partido" que combate o direito do autor e manda negar a remuneração pelo trabalho criativo não merece ser levado à sério.

Nenhum comentário: