quinta-feira, agosto 26, 2010

O Vilão da vez é o plástico

Felizmente, mais um atitude inteligente vira lei: as sacolinhas plásticas serão eliminadas dos supermercados cariocas. Mas o que fazer pra subtituí-las em casa? Pois é nelas que acondicionamos o lixo, o cocô do cachorrinho... E a sacola de papel vaza os líquidos. Minha sugestão é: reaproveite as embalagens dos produtos: o saco do pão de forma, o pote do queijo, o copinho do yogurte...
No momento uso as caixas de leite para o lixo orgânico. Mas ainda não é o ideal.

Primeiro, precisamos reduzir ao máximo o uso do plástico, em tudo! Por mim, voltaríamos as garrafas de vidro pra Coca-cola e leite. E recipientes re-utilizáveis para recolher o lixo orgânico que seria levado separado para composteiras. O pão volta a chegar em craft, o peixe no jornal de ontem (xi... esse também tá sumindo, virou "virtual").

Também trocar os alimentos processados pelos in natura: laranja ao invés do suco empacotado...
Cada pequenina atitude ecológica, replicada em milhões de lares, vai reduzir drasticamente os danos do lixo no meio ambiente. E meta é reduzir a Zero!

Fecho esta registrando minha revolta com o "povo poluente" que, sem necessidade nenhuma joga a garrafinha de água na Lagoa, larga o papel de bala no gramado, deixa cocô de cachorro na via pública (ou, como ocorre aqui na vila, diante da porta do vizinho). O "povo poluente" deveria saber que mesmo sem ver seu lixo ele continua o prejudicando!

A imagem que ilustra este é criação minha para o novo livro de Alcides Goulart, a ser editado em breve pela Editora Jovem.

Um comentário:

Andrea disse...

0i,
Pior que isso, prima, eu já fiz quando era fumante, não sou mais, MAS, a autocrítica continua. Quer pior que jogar guimba de cigarro no chão? E vai juntando nos bueiros e inchando os filtros com a chuva e entupindo todos os canais de água fluvial, e enchendo as cidades de água e mais água aos borobotões, e de repente cai um morro em nossas cabeças e a gente finge que nem sabe porque!
É ruim hein?????

Beijos
Andrea