quarta-feira, outubro 07, 2009

COMO CRIAR UM BOM RELACIONAMENTO COM EDITORES - parte1





Hoje, ao abrir minha caixa de emails, encontrei um que me inspirou este post sobre COMO CRIAR UM BOM RELACIONAMENTO COM EDITORES, OUTROS AUTORES, E AFINS. Não por acaso, os conselhos que coloco mais abaixo valem para praticamente TUDO nessa vida. Não só no meio profissional, mas pessoal também.
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O volume de mensagens diário que chega é imenso, inclusive o número de propagandas.

Vamos imaginar assim: alguém que chegasse com determinada frequência e lhe tocasse a campainha. Você se levanta (de pijamas mesmo), abre a porta. É seu vizinho da rua de cima. Ele diz: "bom dia". E então vai embora. Nas primeiras 3 ou 4 vezes pode até soar simpático, ainda que sem sentido. Mas a partir daí, se torna apenas um incomodo, ainda que suave. Depois de 35 vezes, você sequer se dará o trabalho de atender a porta. Depois de 100 vezes será impossível não se irritar.

O fato de colocar o nome de um por um, não altera isto. Talvez até mesmo piore, porque disfarça algo que não é pessoal de mensagem pessoal.

Imagine ainda se todos meus conhecidos (até mesmo os muito mais próximos que você, com quem meus contatos se limitam ao virtual), como pessoas que conheço pessoalmente, colegas de trabalho, parentes, tivessem o mesmo hábito. Eu teria uma média de 1.000 emails de saudação preenchendo minha caixa de email todas as semanas. E o único modo de saber quais deles são significativos e quais não são, seria abrindo e lendo um por um... dos 1.000 emails! O que de início pode ter tido a intenção de ser uma gentileza, acaba obtendo o efeito oposto!

Ok, até então seus emails continuos e se saudação apenas "afetaram" quem os recebe (pois se entendi bem,reclamaram). Porém, o verdadeiro prejudicado é você. Explico. Com o tempo, todos esses seus destinatários, se acostumaram a ver suas mensagens como meras saudações. A partir de então eles a marcam como SPAM, e simplesmente as jogam fora antes de saber do que se trata.

Um dia, porém, você terá algo especial a comunicar, pode ser o lançamento de seu livro, um prêmio importante que vale a pena comunicar que ganhou, um pedido de ajuda num trabalho importantíssimo... Só que se email vital irá direto para a lixeira do spam da turma!!!

Quando se trata de comunicar com pessoas com as quais você não tenha intimidade, é preciso extremo cuidado com o envio de spams e outras formas de correspondencia não requisitadas. Isso inclui telefonemas e mensagens de celular também. Quanto mais insistente você se tornar, mais elas terão de bloquear seu acesso a elas. Para tanto há editores que colocam secretárias para filtrar os contatos, e elas passam a bloquear todo seu material. Quem não tem, apenas marca como spam e tchau!

O procedimento correto neste caso, seria perguntar ANTES se a pessoa deseja receber seus emais semanais. E não "forçar" a barra e mandar emails que não são requisitados, seja qual assunto for.

Mais tarde, quando você precisar, ou desejar, acessar determinada pessoa para desenvolver um projeto, ou passar ou pedir informação, encontrará os canais fechados. Basta você se colocar no lugar desta pessoa: gostaria de receber, semanalmente, newsletters? De uma pessoa? (4 por mês) De duas pessoas? (8 por mês) De 20 pessoas? (80 por mês?) Porque, segundo sua teoria, não seria necessário que a pessoa demonstrasse interesse no recebimento.

Veja também pelo seu lado: você perder seu tempo, enviando um por um, para pessoas (centenas!!!!) que não pediram, será que vale?

Respeitar a privacidade das pessoas é a base da verdadeira gentileza. Se suas "visitas" forem mais raras e significativas, pode crer que também serão mais valorizadas.

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