quinta-feira, junho 25, 2009

Como publicar 3: cuidado ao negociar.

Não faz muito tempo me surpreendi com três casos tristes de ilustradores que não conseguiram fazer carreira.


Um, famoso, com trabalhos na Veja, JB, Globo... largou tudo e foi ser fiscal do INSS. Outro, anos de trabalho árduo, agora de cabelos brancos, com problemas de saúde... ainda no redemoinho de conseguir clientes e seus trocados; e o terceiro... engolindo os sapos gordos dos contratos de cessão integral, mesmo sendo ele um nome renomado, parte da história da ilustração brasileira.

Realmente é de se deseperar quando se descobre que:

- a dedicação na formação de um bom nome, que seu profissionalismo, as horas passadas em claro, sem férias ou finais de semana (para cumprir os prazos ensandecidos), às vezes em que enxugando os orçamento para " ajudar" na publicação de determinado escritor, o investimento incessante em tecnologia e estudo... nada valem! Ou ainda: nada valem se você não souber negociar.

Para sobreviver na carreira o ilustrador NÃO PODE CEDER SEUS DIREITOS DE FORMA INTEGRAL.

Direitos Autorais existem justamente porque sem eles o ilustrador não tem como se manter produzindo! Se ilustração fosse "serviço" como gostariam certos editores, ao ilustrador caberiam ainda uma série de outros privilégios próprios ao prestadores de serviço. Um contrato de cessão integral, por exemplo, certamente configuraria uma prática abusiva, visto que se assemelharia a "serviço continuado".

Não temos como nos dividir em um segundo emprego, não temos seguro saúde, nem auxílio desemprego ou fundo de garantia... nada. Portanto é apenas com o bom gerenciamento do licenciamento de nossas artes que podemos criar condições dignas de sobrevivência, similar, é claro, a outras carreiras artísticas.

Não quero acabar como meus colegas do topo!

Nenhum comentário: