quinta-feira, junho 25, 2009

Como publicar 2: escritor e ilustrador também!

Uma vez depurado o texto, peça uma avaliação total. Trata-se da famosa leitura crítica. Vale cada centavo investido. Nele o avaliador verá os erros ortográficos, sugerirá uma melhor construção das frases, o grupo etário mais indicado, adequação de linguagem... Uma troca de idéias muito importante. Costumamos trabalhar com a escritora Flávia Cortes, também associada da AEILIJ.

Já nas ILUSTRAÇÕES, é ainda mais simples começar. O envio de um lindo postal com indicação de um portfolio "online" é o suficiente. Muitas vezes, pelo próprio site da editora, consegui que o portfolio fosse apreciado, ou mesmo um telefonema para marcar uma visita (a segunda etapa da "venda do seu peixe" constuma ser face-a-face).Daí o editor irá "casar" o ilustrador com o escritor mais afinado com seu estilo, para que nasçam lindos livros!

Muito importante: ilustração NÃO É serviço.

É obra autoral, e precisa de um contrato de licenciamento de imagens, similar ao do escritor: com prazos razoáveis para validade do mesmo e usos especificados coerentes com a remuneração oferecida.

Cuidado, que umas das armadilhas é forçar ao ilustrador a responder como se fosse mera "prestação de serviços". Isso muda completamente a relação , ainda que seja abertamente uma prática abusiva, algumas editoras (até grandes) usam este artifício para arrancar do autor das ilustrações todos seus direitos patrimoniais a preço de banana (literalmente, pois "coincidentemente" costumam ser as que pagam pior).

Para o ilustrador valem as mesmas dicas do escritor: participar de eventos, se fazer ver (no caso participando de mostras), deixar material promocional, ter material para mostrar na Internet (blogs, portfolios online). A "leitura crítica" das ilustrações também pode ser feita pot colegas mais experientes. O estande da AEILIJ no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens é um ponto de encontro onde esse tipo de ajuda acontece, e de graça! Só precisa dar a sorte de topar com algum mestre da ilustração por lá... o que não é difícil de acontecer.

Todos os anos a AEILIJ monta uma importante mostra de ilustradores, que aparece não só no Salão FNLIJ mas também em outros eventos importantes, graças a organização da Associação em diversar regionais e até mesmo com contatos no exterior.

Associar-se a AEILIJ, ABIPRO e também a SIB é um meio ótimo de se manter visível, acessível e informado.

Crucial ainda é ter em mente que o ilustrador será um colaborador que trará soluções para o editor. Ele é parte vital do livro ilustrado, e portanto carrega em si uma grande responsabilidade. O editor precisa ter a garantia de que você cumprirá os prazos, de que terá boa vontade em aceitar as limitações usuais em um trabalho de equipe, que tem informações precisas sobre as referências que usa, que desenvolverá um trabalho original e instigante.

Um atraso pode comprometer todo o investimento do editor!!! Ainda mais com os prazos apertadíssimos dos atuais editais de aquisição de livros. Saiba combinar prazos. Quando fecho um prazo com o editor, procuro conseguir o maior tempo possível, porque isso irá se refletir na qualidade e me dará mais tempo para a fase de pesquisa. Sem contar que imprevistos podem ocorrer, ainda mais neste tempo em que o ilustrador também assume parte da (pré)produção gráfica (resolvendo os arquivos já no computador, calibrando cores, às vezes até diagramando).

Por falar em diagramação, uma boa dica e trabalhar em parceria com um designer, ou pelo menos um diagramador. Não tem sentido se ocupar desta parte, é melhor investir seu tempo para incrementar na qualidade das artes.

Resumindo, para que comece uma bela carreira em ilustra;cão de livros precisará:

- amostras de suas melhores artes;
- uma série de ilustrações (no mínimo 4) criadas a partir de um texto, ou um conceito de história, onde mostrará que sabe contar histórias através de imagens;
- uma biografia resumida, onde destacará aquilo que for pertinente ao editor: cursos de artes, de literatura, prêmios de arte, se já publicou algo (mesmo que de forma ainda amadora);

É recomendável ter um portfolio online, que pode ser um simples blog.
Estude o Guia do Ilustrador que está online e pode ser baixado e impresso gratuitamente:
www.guiadoilustrador.com.br

Ilustrações são comercializadas sob a Lei dos Direitos Autorais, e não como prestação de serviços. Procure ler com atenção a Lei 9610/98 dos Direitos Autorais (está na página do MInC). Quando precisar de modelos de contratos para ilustração (com sorte será breve) procure a AEILIJ, a ABIPRO ou a SIB.

Para livro ilustrado usamos contratos com prazos fechados, isto é, assim como o texto, as artes podem ser usadas até um certo tempo (de praxe, ainda que não seja regra, usam de 4 ou 5 anos). Pedimos, após a primeira edição, e nas vendas de governo , um percentual ainda pequeno sobre as novas vendas(tem sido de 2% a 2,5%).

Nenhum comentário: