terça-feira, novembro 08, 2005

Ciranda de Autores

Tarde do dia de finados…
Nada melhor do que receber um sorridente Sr. Harrry, que conduziria eu e a escritora-ilustradora Anna Cláudia Ramos para a Ciranda de Livros, em Parati-RJ.
As organizadoras Gabriela Gibrail e Cristina Maseda, da Casa Azul, também da equipe da FLIP (Festa Literária Internacional de Parati), preparam o projeto. (veja mais sobre a FLIP em: http://www.flip.org.br/parati.php3?sessao=Casa%20Azul)
A casa mês dois autores da AEI-LIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil), visitam escolas na cidade histórica.
Harry tem uma empresa de turismo (Águia Tour, tel. 24 3371 2733 / 6264). Ele e sua esposa Lucineide participam ativamente do círculo cultural paratiense.
Chegando, fomos levadas para a mais deliciosa pousada de Parati:
Mercado de Pouso (www.paraty.com.br/mercadodepouso.htm; mercadodepouso@terra.com.br; tel/fax. 24 3371-1114).
Um privilégio de localização, diante da praça da igreja Matriz.
Logo a noite, Gabriela e Sandra (outra que acontece!) nos conduziram ao Punto Divino (R.Dona Geralda, 129, tel.24 3371 1348), e foi nos céus que nos sentimos ao saborear as massas, receitas de Pipo, o ítalo-paratinense dono e mentor das delícias do restaurante. Acrescenta-se ao sabor, o tempero extra da simpatia de Pipo, um sorriso cativante e olhos brilhantes.
Uma noite tranqüila nos preparou para o encontro.
Manhã chuvosa, mas…Parati com chuva é ainda mais charmosa.
Aprendi que nada melhor do que uma saia folgada (curta) e sandálias havaianas para deslizar pelas ruas de pé-de-moleque, cortada pelos inúmeros córregos que a chuva formava em seu caminho de volta ao mar.
Seguimos para o CEMBRA (Municipal). A chuva, no entanto, prejudicara a vinda dos alunos de outras escolas – que chegariam a pé no local.
Mudamos o roteiro, e seguimos para a escola Plante.
Esta escola é pequena e acolhedora. Fomos calorosamente recebidas pela diretora. Em cada canto observei como a criatividade dos alunos era estimulada. Desenhos, esculturas… Prepararam livros, confeccionados à mão, sobre o texto de Anna Cláudia. Super caprichados, e orgulhosamente mostrados a minha amiga autora. Ali os alunos exercitaram seus talentos narrativos e ilustrativos.
Nós havíamos combinado que falaríamos um pouco sobre nosso trabalho, para depois realizar um “livro coletivo”. Assim fizemos. Respondemos às perguntas – é sempre interessante descobrir o que intriga e interessa aos leitores mirins – e depois demos início ao nosso “livrão”.

Nenhum comentário: